FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DE 12 DE OUTUBRO

DATA: 08/10/2020

Na próxima segunda-feira é feriado nacional, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em 2020 a data vai proporcionar um fim de semana prolongado.
Na mesma ocasião é comemorado o dia das crianças, data muito importante para aquecer as vendas de brinquedos no comércio.

Mesmo diante de um ano de pandemia a expectativa de vendas para o Dia das Crianças é positiva, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). A data representa 35% das vendas de negócios relacionados a brinquedos no ano.
Em Januária alguns lojistas do setor vão apostar em horários especiais para atender a demanda neste fim de semana para evitar aglomeração.

Funcionamento do Comércio no feriado

Comércio fechado no feriado. Serviços essenciais como: farmácias, supermercados,  padarias, distribuidoras de água e gás  funcionarão em regime de plantão. O funcionamento do setor de alimentação, como por exemplo: restaurantes, lanchonetes e sorteveterias é facultativo.

Bancos

A FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Nossa Senhora Aparecida. No dia útil seguinte, dia 13, o funcionamento é normal.

A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para a data poderão ser pagos no dia 13, próximo dia útil ao feriado, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

“Mesmo durante o feriado, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, ressalta o diretor-adjunto de Operações da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.

Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).